domingo, 4 de janeiro de 2009

IDEIAS CONTRIBUITIVAS PARA O BEM-ESTAR E O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Nº1- "CAMINHOS NÃO HÁ MAIS, MAS HA QUE SE CAMINHAR"

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)


Na moderna época em que vivemos, deixa de ser racional as pessoas viverem como abelhas; aglomeradas em espaços restritos e sem nenhuma condição de se ter uma vida razoavelmente humana e saudável. Principalmente quando se dispõem de áreas mais amplas que permitem a construcão de novas habitações e que possibilitem ao cidadão uma vida mais dígna.

Podemos tomar como exemplo, um grande terreno, onde existe apenas uma pequena casa que comporta somente um casal. Com o passar do tempo, vem o primeiro filho, depois o segundo e assim por diante.

Os filhos vão crescendo e a pequena casa com seu amplo quintal torna-se um espaço impróprio para um convívio humano, saudável e social dos seus habitantes. É um problema que precisa ser urgentemente solucionado e a solução deste problema, logo é resolvido com a construção de um ou mais cômodos; desta maneira, todos os moradores passam à viver de uma forma mais confortável e mais dígna.

O que percebemos atualmente, é que grande parte dos países, onde a população é numerosamente exorbitante; principalmente o Brasil que possui uma área geográfica de dimenssões continentais, os seus governantes ignoram, ou fingem desconhecer a prática acima mencionada.


São Paulo é a quinta maior cidade do mundo, com mais de 11 milhões de habitantes. É a cidade mais populosa do Hemisfério Sul e em sua região metropolitana, existem aproximadamente 20 milhões de habitantes.

Alguns números de São Paulo chegam a ser estarrecedores. A cidade tem o maior número de automóveis do país; 6,3 milhões, aproximadamente um veículo para cada 2 habitantes e a cada dia o Departamento de Trânsito da Capital,emite documentos para mais de 800 novos carros.

O trânsito em São Paulo já ultrapassou o limite do suportável e se tornou um gravíssimo problema de saúde pública. Ele mata mais de 4 pessoas por dia em colisões e atropelamentos e outras 12 em conseqüência direta da poluição do ar causada pelos milhões de veículos em circulação.

Respirar em São Paulo é o equivalente a fumar 2 cigarros por dia. O ar poluído aumenta em 20% a chance de ter câncer de pulmão e em 30% de sofrer um ataque cardiáco.

“Circular na cidade mata mais do que AIDS e tuberculose” ( fonte; O Estado de São Paulo)

O número de ruas existente na cidade é desproporcional ao número de veículos.

O congestionamento no trânsito é simplesmente assombroso! Já chegou a alcançar até 260 Km. Essa gigantesca e incontrolável massa de aço que invade as ruas da cidade, mais parece um rio de lavas de um vulcão em plena erupção que vagarosa e impiedosamente vão exterminando a paciência, a esperança e o sonho de se alcançar dias melhores.

Diante de tal quadro de horror, a educação, o planejamento e a fiscalização do trânsito tornam-se ínfimas e deficitárias. O estresse é inevitável!

Além das doenças causadas em decorrência do trânsito, ele também reduz em 5% a produtividade no país. Estudos apontam que até 2023 as cidades do Rio de janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre irão parar.

O metrô de São Paulo é o mais lotado do mundo e transporta 10 milhões de passageiros por Km de linha a cada ano. No horário do pico, os vagões recebem até 9 passageiros por metro quadrado. Quando o limite suporportável é de 6. Para que os leitores tenham uma ideia do tamanho desconforto do que isso representa, sugerimos aos senhores que façam um risco no chão, em forma de um metro quadrado, coloque dentro deste quadrilátero 9 pessoas de variados portes físicos; se possível, inclua dentre eles, uma criança, um idoso, uma mulher grávida, uma senhora com o filho nos braços, uma pessoa obesa, um idoso; e, se possível um tetraplégico com a sua cadeira de rodas. Imagine este bloco de massa humana sendo espremido por outros blocos de igual proporção ao seu redor!

Existem casos de pessoas que gastam 8 horas para ir e voltar do trabalho. A cidade torna -se cada vez mais desumana e inabitável.

No município de São Paulo existem 2018 favelas. Na maioria delas seus habitantes “vivem” em condições precárias e sub-humanas, e isso não acontece apenas em São Paulo, mas em todas as grandes Metrópoles do Brasil e do Mundo.

A área da Saúde Bública torna-se um circo dos horrores. A grande massa humana que necessita de atendimento médico, em algumas vezes, parecem mais sobreviventes e refugiados de guerra, com mulheres parturientes dando a luz nos corredores sujos e sem uma assistência médica adequada.

Além dos mais de 800 novos carros que são injetados diariariamente nas já entupidas artérias viárias, há outros agravantes igualmente preocupantes como o crescimento populacional desordenado, a falta de vagas nas escolas e no mercado de trabalho, a falta de moradia para abrigar tanta gente, a falta de segurança e atendimento na saúde. Porém, mais preocupante que todos esses agravantes é a falta de visão, e de percepção por parte dos governantes que parecem não acraditar na gravidade da situação.

A cidade de São Paulo está em um estado de colápso quase irreversível.

Cogita-se a busca de alternativas que possibilitem a cidade voltar a ter uma vida normal ou que possa amenizar o sofrimento e a agonia da população.
Discute-se a criação de ciclovias, cobrança de pedágios nas vias públicas, 2 dias de rodízios, construção de novos corredores exclusivos para ônibus, novas linhas de metrô e trens, e etc.

É claro que se deve dar continuidade às construções de corredores onde for possível, como deve ser aumentado também o número de linhas do metrô e das linhas ferroviárias, pois tais setores sofrem um atraso ha mais de trinta anos.

Todas as alternativas acima mencionadas tem um altíssimo custo, e não resolveria definitivamente os broblemas da cidade; serviriam apenas como paliativos. Da forma em que a cidade se encontra, é nessário no mínimo, a duplicação do número de linhas do metrô e de trens e demoraria de 20 a 30 anos, e nesse espaço de tempo, com a população e o número de veículos crescendo de uma forma desordenada, nesse espaço de tempo, sería impossível as linhas suprirem as necessidades da população; elas já estariam ultrapassadas e obssoletas.

O principal fator que tem agravado mais os problemas de São Paulo, é simplesmente a falta de espaço físico que possibilite a continuidade do seu crescimento. Sem esse espaço, não pode existir mais novos caminhos, e desta forma a estagnação é simplesmente inevitável.


NOVAS CIDADES, NOVOS CAMINHOS, NOVAS VIDAS


IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS

A solução para os principais problemas que tanto aflige os grandes centros urbanos, consiste simplesmente em se efetuar a desaglomeração dos mesmos. Como fazer? – Construir novas cidades de porte médio ou preferencialmente pequenas. No caso de São Paulo e demais metrópoles brasileiras, isso é perfeitamente possível devido à grande extensão de terras improdutivas que existem entre as cidades.

A construção de modernas ferrovias com trens de alta ou média velocidade é outro fator preponderante para o êxito do projeto.

Durante a construção das cidades e das ferrovias, já será visível a desaglomeração dos grandes centros urbanos, em razão da expressiva quantidade de possoas e de veículos que deixarão a cidade.

Com as novas cidades, o número de desempregados no país cairá vertiginosamente, juntamente com o elevado número de favelas. O setor econômico do país será super aquecido como nunca dantes. Novas escolas, novas universidades, novos hospitais, novas indústrias; todos seríamos beneficiados!

Tanto as pessoas que migrarem para as novas cidades, quanto aos que permanecerem nas metrópoles, terão uma qualidade de vida acima de média.

Com o moderno meio de transporte ferroviário em pleno funcionamento, haverá uma acentuada diminuição no uso de veículos, o que será um fator contribuitivo para diminuir também o elevado número de mortes em acidentes rodoviários, ao mesmo tempo em que se evitará a deteriorização das estradas, como também amenizará significativamente, a preocupante queima dos combustíveis e conseqüentemente, a emissão de calor e dos gazes por eles gerados.

No setor de turismo haverá um crescimento inimaginável.

Estou convícto que o projeto é arrojado e bastante caro. Porém, se levar-mos em conta e analisar-mos detalhadamente o seu custo- benefício, chegaremos a conclusão que indubitavelmente, os fins justificarão os meios.

Para os grandes bancos e empresários nacionais e internacionais, nenhum projeto pode ser considerado extremamente caro, principalmente quando se tem a certaza do retorno da verba empregada nele. E é com esses grandes bancos e com esses grandes empresários que projetos como este pode se tornar realidade. Afinal, trata-se de um projeto que tem por finalidade, salvar vidas e contribuir com o bem estar e o desenvolvimento humano e social, além da preservação ambiental e da própria raça humana.

Espero que esta simples e sugestiva idéia, possa vir à ser aproveitada não só pela cidade de São Paulo e as demais do Brasil, mas também pelas grandes metrópoles do mundo, tais como: Karachi, no Paquistão, Mumbai e Delhi na Índia, Moscou, na Russia, Seul, na Coréia do Sul, Istambul, na Turquia, Lagos, na Nigéria, Cidade do México, no México, Xangai e Pequim, na China e outras mais pelo mundo.

O Projeto Águas e Vidas acredita que todo ser humano merece viver de uma forma condizente com as ações que ele desenvolve em benefício da sua família, do seu país e do meio ambiente.

Zezé Dias
Contato: aguasevidas@gmail.com

**************************************************************


Nº 2- AMAZÔNIA
VAMOS PROTEGER O PULMÃO DO MUNDO

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)

A amazônia é considerada o pulmão do mundo, e por assim ser, nada mais justo que todos os países do mundo se mobilize para cuidar da sua saúde.

A maior parte desse gigantêsco pulmão, está situado em território brasileiro, e devido a sua imensa extensão geográfica, ele se encontra praticamente fora de controle por parte do governo brasileiro que não procura manter nesta tão importante área, uma fiscalização mais rigorosa, e eficaz para a proteção da floresta.

O desguarnecimento do setor possibilita a invasão predatória, com a extração irregular da madeira e com a criminosa queima de milhares de hectáres de floresta, para a formaçao de pastagens para a criaçao de gado. Os intensos focos de incêndio tem acontecido freqüentemente, sem que ninguém seja exemplarmente punido. Isso é indubitavelmente um crime contra a humanidade, e o mundo precisa saber disso e fazer alguma coisa, enquanto é tempo!!!

Recentemente o presidente do Brasil, o Excelentíssimo Senhor, Luis Inácio Lula da Silva, com a sua bravata, que já lhe é peculiar, vociferou aos quatro cantos do mundo; “A AMAZÔNIA É DO BRASIL!! A AMAZÔNIA É DOS BRASILEIROS!!!”

Pobre Presidente do Brasil, que é simpático e chega à ser até muito querido pela maior parte da população brasileira!!! – Sabemos do seu enorme esforço para manter e elevar este país à condição de primeiro mundo, mas algumas peçonhentas e nefastas leis vigentes no país o impede de fazê-lo. Para por na cadeia os grandes criminosos que estão acabando com a amazônia, tem que ser feito uma atualização das leis brasileiras, mas o Congresso não tem demonstrado interesse para isso.

O Brasil tem 506 anos de existência e durante esse período, pouquíssima coisa foi feita para que se protejesse e preservasse a amazônia. O que houve no decorrer desse imenso tempo, foi apenas violência e degradação. E assim vai persistir, até que o mundo tome conhecimento da importância que a Amazônia tem para o equilíbrio ecológico e para asustentabilidade do planeta.

Os crimes que acontecem naquela região, ficam por ali mesmo! No decorrer desses 506 anos, o que chegou a vazar para a comunidade internacional foi o assassinato de Chico Mendes e da irmã Dorothy. Agora perguntem se os responsáveis, os mandantes desses crimes estão presos... nenhum!!! Os únicos que vão para a cadeia, são os incautos pistoleiros que não dispõem de recursos para pagar advogados. E a Amazônia continua queimando, queimando e queimando.
Do que adianta o presidente dizer que a Amazônia é dos brasileiros, se nos 506 anos de sua existência, o Brasil quase nada fez para protegê-la?


Para nós, os verdadeiros brasileiros, que pagamos as mais altas taxas de impostos do mundo, chega a ser patético e até risível, quando o Brasil insiste em postular uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
Como é que o Brasil pode pleitear tal posto se ele não é capaz de proporcionar a segurança para o seu próprio povo e para a região amazônica???


IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS

“Formação de uma guarda internacional para proteção da Amazônia”

Essa guarda sería constituída por soldados e oficiais militares dos países mais ricos do mundo, e gerenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU), à exemplo das forças-terefa que atuam em áreas de conflitos de guerra.

Construir modernas instalações bases, em pontos estratégicos com radar, estações de rádio e heliporto

A nova guarda sería equipada com modernos barcos, lanchas, helicópteros e hidro-aviões, além de um satélite de rastreamento, exclusivo para monitorar toda a região amazônica.

Somente desta forma será possível salvar o pulmão do mundo.

Zezé Dias
Contato: aguasevidas@gmail.com

.********************************************************************

.
Nº3- MICRO CHIP DE RESTREAMENTO

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)

Ha pouco tempo, houve furtos de valiosíssimas obras de arte em dois grandes museus da cidade de São Paulo, avaliados em milhões de dólares. Nessa mesma época aconteceu também, o furto de um notebook da Empresa Brasileira de Petróleo (Petrobrás), contendo informações altamente sigilosas sobre a descoberta de novos poços de petróleo.

Foi mobilizado um grande contingente de todas as polícias para descobrir o paradeiro dos objetos furtados. No caso da Petrobrás, cogitou-se até se tratar de espionagem internacional. Foi gasto uma fortuna nas operações policiais, para que se descobrisse o paradeiro de tão importantes objetos.

Por pura sorte, tanto aos quadros quanto os notebooks, foram encontrados de formas inusitadas; os autores dos furtos eram amadores e não tinham o mínimo conhecimento do real valor das raríssisimas e “desprotegidas” peças.

IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS

Baseando-se nos fatos acima mencionados, o Projeto Águas e vidas, sugere à todos os museus, empresas e a sociedade de um modo geral, que passem a usar o micro chip de rastreamento em seus objetos e produtos de elevado valor.

Já existe no mercado, micro chip de rastreamento menor que um grão de arroz e que pode ser facilmente inserido em qualquer objeto, em qualquer parte do corpo de pessoas sequestráveis, animais de estimação, malotes bancário, no dinheiro do pagamento de resgates, em carros, motos computadores, obras sacras, jóias, tesouros reais, documentos confidenciais, e etc.

Com o micro chip de rastreamento inserido nos objetos, nos bens de altos valores, o número de furtos e roubos cairía vertitiginosamente, em razão da inviabilidade em sua comercialização.

Zezé Dias.
Contato: aguasevidas@gmail.com

*********************************************************************************


nº4 - "FOOTTWOBOL" OU "FUTEBIBOL"

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)

O futebol é conhecidamente um esporte que envolve bilhões de dólares e alegra milhões de pessoas em todo o mundo.
Não tem nada mais maçante e desagradável do que passar 90
minutos assistindo a uma partida de futebol sem que haja um único gol.

O momento em que acontace o gol, é indubitalvemente o mais culminante
da partida; é um momento de êxtase em que o torce
dor pode finalmente extravasar os seus sentimentos e sentir a sua alma naufragar em júbilo.

A inexistência do gol no ocorrer de toda a partida, causa comoção, tristeza, deprimência e estresse nos torcedores. Quando se trata de grandes tor
cidas, a dimensão dos problemas se agrava ainda mais.

A maioria dos torcedores ficam tensos e apreensivos, com os nervos à flor da pele, como se fosse uma bomba prestes a explodir ou um vulcão pronto para entrar em erupção. Isso ocorre normalmente antes, durante e até mesmo após a partida, tendo acontecido até casos de enfartes.

A agressividade e a violência dos torcedores, dentro e fora dos estádios de futebol, é outro fator preocupante e tem causado muitas mortes.

IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDA
S

Que a FIFA e as federações de futebol estudem a possibilidade de
ser criado o “FOOTTWOBOL” o que sería no idioma português, “FUTEBIBOL”

Trata-se de uma nova modalidade, semelhante ao futebol, por ter praticamente as mesmas regras, tendo apenas como diferencial o fato de ser pra
ticado com 2 bolas e por este motivo, cada time poderá jogar com 2 goleiros; o que seria também uma forma interessante de se exercitar e aprimorar a performance dos goleiros em formação.


A idéia é que o novo esporte seja praticado apenas nas partidas preliminares, tendo como principal objetivo, descontrair, causar risos, descarregar a tensão
para que desta forma se possa desfazer a lembrânça de rivalidade entre as torcidas.
Com duas bolas em jogo, indubitavelmente haverá um maior núme
ro de gols, o que aumentaria ainda mais a alegria das torcidas por ser algo inusitadamente engraçadíssimo, o que faría com que o mais sisudo dos torcedores se desmanchasse em risos e com isso desarmando o seu espírito agressivo de anti-esportista, deixando-o aliviado e
preparado para a partida principal.

As lembrânças dos momentos alegres e engraçados causados pelo “FOOTTWOBOL” permanecerá por um bom tempo impregnada na mente dos torcedores, durante e após a partida. Dentro e fora do estádio.Isso impedirá ou pelo menos ameni
zará a po
ssibilidade de absorção de uma eventual agressividade.

A alegria e o sorriso é uma das formas mais eficazes de nos ause
ntar-mos da tristeza, da tensão, do estresse e da violência.

Uma simples lembrânça de um momento alegre que aconteceu em nossas vidas, possui uma inexplicavél magia de nos deixar mais saudável, mais humanos, mais leve e conseqüentemente mais perto de Deus.

Zezé Dias.
Contato: aguasevidas@gmail.com

*******************************************
**************************************

Nº5- ARMA CONTRA A DENGUE (1)

ARMADILHA "MATA-LARVAS"
Por Zezé Dias - (Projeto Águas e vidas)




A cafeína contida no pó de café é um poderoso agente tóxico que mata as larvas do mosquito Aedes aegypti, o terrível (mosquito da dengue)

Em pesquisa realizada no laboratório de vetores do IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto, a Prof. Hermione Bicudo e as alunas do curso de Pós Graduaç
ão em Genética, (Alessandra Laranja e Marluce Guirardo) verificaram em observações repetidas, desde 2001 que numa proporção de 4 colheres de sopa cheias da borra do café (pó que fica no coador após preparar o café) para um copo de água, as larvas são intoxicadas e morrem entre 24 e 48 horas.

OBSERVAÇÃO: - A borra do pó de café deve ser trocada a cada s
ete dias. Após esse tempo a cafeína perde a sua eficiência tóxica. A água com a borra retiradas das vasilhas pode ser usada para adubar as plantas das hortas, jardins e pomares.

Baseado em tão admirável pesquisa, o Projeto Águas e Vidas idealizou a “ARMADILHA MATA-LARVAS” que, se usada corretamente e frequentemente, pode vir à ser uma das mais eficientes armas no combate e prevenção à dengue, eliminando bilhões de larvas do perigoso mosquito.

O QUE É A ARMADILHA MATA-LARVAS?

É qualquer vasilha contendo água com a borra do pó de café na exata proporção em que se usou na pesquisa, ou seja: 4 colheres de borra do café para 200 ml de água. Se quiser usar uma vasilha maior, dobre a quantidade da água e da borra.

A idéia é que as armadilhas sejam distribuídas de forma estratégica, dentro de casa, no quintal, nos jardins,nas varandas, nas sacadas e no entorno das residências, como também nas escolas.


A fêmea do mosquito Aedes aegypti, só põe os seus ovos em águas paradas. Portanto, se não houver nenhum recipiente com água acumulada nos lugare
s em que ela esteja, ela será obrigatoriamente atraída pela água da armadilha “MATA-LARVAS” pois será o único lugar que ela vai encontrar a água que ela tanto necessita para depositar seus ovos.

A vantagem da armadilha “Mata Larvas”, além da sua já comprovada eficiência, está no fato de ser um produto de custo “zero” o que a torna acessível à todas as pessoas.

Nas regiões em que for mais constante a presença de focos do mosquito, será necessário uma maior quantidade de borra de café, pois há que se fazer uma maior quantidade de armadilhas. Nesse caso, o Projeto Águas e vidas, sugere que a coleta da borra do p
ó de café pode ser feita nos bares, padarias, lanchonetes, restaurantes e cafeterias.

Zezé Dias
Contato: aguasevidas@gmail.com

***********************************************************************************

Nº 6 - LENÇO ÍNTIMO MASCULINO
(PARA ECONOMIZAR ÁGUA)

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)

Calcula-se que, para cada um litro de cerveja que uma pessoa bebe, é usado 80 litros de água na descarga sanitária, para descartar a urina. Porém, ao observar-mos mais atentamente chegamos a conclusão que a quantidade de água é bem maior do que a indicada pela pesquisa.

Por ser diurética, a cerveja faz com que os seus consumidores necessite usar o senitário constantemente, e como é do conhecimento de todos, os homens cultivam o hábito de balançar o pênis, na tentativa de expulsar as últimas e teimosas gotas que ficam retidas no canal paniano.

Ao balançar o pênis as gotas são fragmentadas e se espalham por direções indeterminadas, salpicando as bordas e a tampa do vaso sanitário, o piso, a parede e até mesmo; em algumas situações, a roupa e a própria mão da pessoa.

Esta ação é repetida várias vezes por milhões de pessoas que bebem cerveja em todas as partes do mundo. O acúmulo dessas gotículas de urina, passa a exalar um forte cheiro desagradável, o que exige a permanente presença de uma pessoa, para que seja lavado constantemente o recinto, e isso envolve uma expressiva quantidade de água, além do considerável aumento no uso de detergente e do desinfetante, causando grandes danos ao meio ambiente.

Com bilhões de litros de cerveja, consumidos anualmente em todo o mundo, torna-se quase impossível a efetuação de um cálculo, que nos possibilite saber quantos trilhões de litros de água são consumidos na descarga sanitária, e quantos outros trilhões de litros usados na limpeza que poderiam ter o seu desperdício evitado.

IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS

Que as empresas fabricantes de lenços, passem a fabricar um produto que há muito tempo está faltando no mercado: O “LENÇO ÍNTIMO MASCULINO”.

Trata-se de um produto idealizado e criado especificamente, para proporcionar o bem estar na saúde pública, a economia da água e a preservação do meio ambiente.

O Projeto Águas e Vidas, faz aqui, um apelo aos fabricantes de cerveja de todo o mundo, para que eles passem a se preocuparem mais com a economia e a preservação da água e do meio ambiente, e passem a ofereçer como brinde, nos seus postos de vendas, o lenço íntimo masculino aos consumidores dos seus produtos, e que nos lenços seja estampado, além da logomarca da empresa, mensagens referentes à economia e preservação da água e do meio ambiente como um todo.

É interessante que o uso do lenço íntimo masculino, se torne um hábito, não só pelos consumidores de cerveja, mas, por todos os homens, em todos os momentos em que eles forem ao sanitário!

O lenço íntimo masculino terá que ser mais encorpado, mais felpudo, para que desta forma, o homem, ao terminar de urinar, envolva o pênis com ele e possa balançá-lo, apertando-o levemente ao longo da sua extensão, para que as gotículas de urina sejam totalmente absorvidas pelo lenço.

O LENÇO ÍNTIMO MASCULINO É PARA O HOMEM HIGIENICAMENTE E ECOLOGICAMENTE CORRETO.

Zezé Dias.
Contato: aguasevidas@gmail.com

*********************************************************************************

Nº7 -ARMA CONTRA A DENGUE (2)

FAÇA DO TEU ALIMENTO O TEU REMÉDIO” (Hipócrates)

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)

O inhame é conhecido em vários países do mundo por suas propriedades medicinais de alto poder curativo, sendo citado em diversos livros sagrados e clássicos médicos de todos os tempos. Ele é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos

O inhame fortalece o sistema imunológico, é rico em amído, betacaroteno, e boa fonte de vitaminas C e do complexo B, contém cálcio, fosfóro e ferro.

Em termos medicinais o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue e, de acordo com o Estudo Nacional da Despesa Familiar , realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), é recomendado também na prevenção da malária, da dengue e da febre amarela.

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata a invasão do mosquito, neutralisando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Nas mulheres, aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

OS OUTROS NOMES DO INHAME:

Em Latin é Colocasia Esculenta, na África e na América do Norte se chama taro, na América Central é name ou otobe, na França é igname, na Índia é albi, no Japão é sato-imo, no caribe é malanga ou yautia e em Inglês é yam.

O inhame é nativo e dá com fartura em qualquer lugar úmido. O inhame medicinal é o pequeno cabeludo, marronzinho por fora e com a pele variando de rôxo a branco.

De grande poder desintoxicante e depurativo, alguns médicos orientais, recomendam o inhame para o tratamento de doenças como, reumatísmo, artrite, ácido úrico, viróses, micoses e inflamações em geral.

É bom para pessoas com alto gasto energético porque é um alimento calórico, com vantagem de ser de digestão rápida. É macio e indicado à bebês, idosos e convalescentes.
Na prevenção contra a dengue, recomenda-se comer inhame em vez da batata, duas a tres vezes por semana.

O inhame já é usado na alimentação de várias formas, em sopa, purê, cozido junto com carne, peixe frango, é empregado também em biscoitos bolos, vitaminas, sucos e em outras receitas mais que podem ser encontradas acessando o site http://www.correcotia.com.br/ de onde foi extraída boa parte deste texto.

IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS

Diante das maravilhas apregoadas à este tão nobre e magnífico alimento, o Projeto Águas e vidas, sugere à todas as pessoas que passem a consumir o inhame com mais freqüência, e que as autoridades públicas passem a dar mais apoio em seu cultivo e passem a incentivar e divulgar mais o seu uso, principalmente nas regiões em que é constante o aparecimento de focos da dengue.

Zezé Dias.
Contato: aguasevidas@gmail.com


******************************************************************************

Nº8 - PREVENIR É PRECISO

MEU TIPO DE SANGUE É..

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)


Em algumas vezes na vida, a perda de um minuto pode ser fatal.

Desde os acidentes de trânsito até as grandes tragédias como os tsunamis e terremotos, é bastante comum haver necessidades de se efetuar transfusões de sangue para que vidas humanas sejam salvas em questão de minutos ou segundos.

Ocorre que nessas tragédias, a quase totalidade das vítimas não possuem nenhuma informação que possibilite de imediato a identificação do seu tipo de sangue.
Por este motivo, os pacientes perdem um precioso tempo no atendimento médico; uma vez que, ao chegar no hospital ou centro de atendimento médico, a pessoa, ao invés de ter uma transfusão efetuada de uma maneira eficientemente rápida, tem que se submeter à espera de ser colhido a amostra do seu sangue para que seja examinado e analisado o seu Rh e dependendo do seu estado; esse tempo de espera pode lhe ser fatal.

IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS

1- Que todos os setores responsáveis pela emissão de documentos de identificação, em todas as partes do mundo, façam com que conste em todos os documentos o tipo de sangue da pessoa.

2- É interessante que esta norma seja praticada e ampliada em todos os setores civís, militares e eclesiásticos.

3- Iportante também é que, além de constar o tipo de sangue em seus documentos de identificação, as pessoas possam gravar em suas alianças, anéis, pulseiras, relógios, óculos, cadernos, pastas e mochilas escolares das crianças e até mesmo em forma de tatuagem em alguma parte do corpo; por exemplo: próximo ao coração.

4- A identificação do tipo de sangue pode ser feita também através de adesivos que podem ser colados em carros, motos, bicicletas, calçados, roupas, bonés, chapéus e crachá ( cartão de identificação), para funcionários e visitantes, nas empresas e no comércio, como também nos grandes eventos públicos.

Zezé Dias.

Contato: aguasevidas@gmail.com

*******************************************************************************


Nº 9- GUARDANAPO, UM ANJO DA GUARDA DE PAPEL

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA SALIVA

Segundo pesquisas relizadas e comprovadas pela Biomedicina, uma gota de saliva contém dois bilhões de bactérias e podem transmitir doenças como: gripe, herpes, caxumba, sarampo, tuberculose, epatite meningite e etc.

Ao observar-mos atentamente podemos perceber que em reuniões de empresas, congressos, debates e entrevistas, é bastante comum os participantes terem à sua desposição um copo com água, para aliviar a ressequidão da boca e das cordas vocais.

Ocorre que os referidos copos ficam desguarnecidos e vulneravelmente expostos à contaminação pelos bilhões de bactérias contidas nas goticulas de salivas que são expelidas pelas bocas das pessoas no momento em que falam.

IDÉIA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS


Que todas as pessoas passem a usar um guardanapo sobre o copo com água e que isso se torne um hábito e seja considerado como uma questão de educação e de higiene para preservação da saúde e da vida.

Zezé Dias
Contato: aguasevidas@gmail.com

**********************************************************************************

Nº 10 -

AMOR PELA VIDA E POR TODAS AS VIDAS

PROTEGER E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É RESPONSABILIDADE E DEVER DE TODOS OS SERES HUMANOS.

Por Zezé Dias - (Projeto Águas e Vidas)

O ser humano cada vez mais parece que está perdendo o respeito e a capacidade de ter amor por sí próprio, pela vida e pelo espaço em que vive.
Por ser a única espécie evolutiva na face da terra, a sua evolução em relação ao cuidado com a preservação do meio ambiente, é ínfima.

O seu infeliz e diminuto raciocínio, o impede de berceber que a sua própria vida, assim como também as vidas das pessoas que ele, “apenas pensa que ama” dependem exclusivamente do meio ambiente; e que ele também faz parte do meio ambiente!

Ele ignora que é o meio ambiente que mantém vivas, e proporciona a sustentabilidade à todas as vidas existentes na terra, - inclusive a sua própria e a dos seus familiares!!!

Nunca se falou tanto em preservação ambiental, e nunca o meio ambiente foi tão desprotegido e tão degradado por quem mais necessita dele; “os seres que se dizem humanos”.

A impressão que dá, é que todos os povos do mundo, de todos os credos,raças e cores estão se deixando tomar por um surto epidêmico de desumanização, e se ABESTALHARAM numa competição diabólica para ver quem odeia mais, quem mata mais, quem desrespeita mais, quem polui mais, quem degrada mais o meio ambiente e quem tem a mente mais doentia!

Apesar de viver num mundo movido pela mais alta tecnologia, o ser humano parece que nunca conseguiu se desvencilhar do seu lado primitivo.

Nunca foi tão urgente a necessidade de se fazer algo para se humanizar mais as pessoas, no sentido de se buscar a salvação da raça humana; se é que ainda vale a pena salvar alguém que cada vez mais , destrói à si mesmo, a sua comunidade, o seu país,e principalmente aquilo que é mais sagrado e que lhe possibilita a sua existência na vida; O MEIO AMBIENTE.

O coração de Deus deve estar muito entristecido com o nefasto comportamento desses ingratos filhos!!! – Mas ainda é tempo de revertermos esta situação, basta que cada um faça a sua parte, o seu daver. O projeto Águas e Vidas está fazendo o seu. FAÇA VOCÊ TAMBÉM!!!

IDÉIA SUGESTIVA DO PROJETO ÁGUAS E VIDAS

Que os governos de todos os países do mundo, façam com que seja incluído nos curriculos escolares, desde o primeiro grau até o ensino superior, a matéria “PRESERVAÇAO DO MEIO AMBIENTE E DO RELACIONAMENTO HUMANO”ou simplesmente, "EDUCAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL" e, que a nota dada para esta matéria, seja a mais alta de todas as demais. Contudo; é importante que o estudo desta matéria não fique só na teoria como tem acontecido atualmente; é necessário que ela seja vivido na prática pelos alunos.

A água, o meio ambiente, assim como toda a natureza, é um gigantêsco laboratório para o aprendizado dos alunos e de todos os seres humanos.


Estamos vivendo em uma nova era, e parece que poucas pessoas no mundo, principalmente os governantes e os responsáveis pela educação e o ensino público, ainda não se conscientizaram de que se faz urgente, a implantação de uma nova política educacional, direcionada à atualização do ensino público!

É impressionante como as pessoas, consideradas como inteligentes, com mentes tão iluminadas, ainda não se aperceberam disso!!!

A idéia do Projeto Águas e vidas é que, com a implantação desta nova matéria, os alunos passem a se humanizar mais, adquirir um conhecimento mais conscistente, mais real, e mais abrangente e ter mais respeito por si próprio, pelos companheiros de classe, pelos seus mestres, pela escola, pelo ambiente em que vive e sobretudo, pela vida e por todas as vidas existentes na terra, pois todas elas fazem parte do propósito do plano de Deus.

Além de estudar e tomar conhecimento teórico da matéria, é muito importante que o aluno a conheça também na prática, aquilo que ele estudou. Para isso, os professores tem que promover mutirões de limpeza na escola, por dentro e por fora, com os próprios alunos, para que eles tenham uma noção da importância do que é viver em um ambiente limpo e saudável, e se conscientizem do dever e da responsabilidade de cuidarem e preservarem o ambiente em que vivem. Desta forma eles não terão nenhuma dúvida do que é ser responsável, do que é ser civilizado e do que é ser humano.

"QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE TIVER CAÍDO,

QUANDO O ÚLTIMO RIO TIVER SECADO

QUANDO O ÚLTIMO PEIXE FOR PESCADO,

VOCÊ VAI ENTENDER QUE DINHEIRO NÃO SE COME"

( Green Peace)

As informações relacionadas ao meio ambiente, que as escolas tem passado aos alunos, ainda são muito vagas e insuficientes, diante da urgente necessidade que eles tem de se obter um maior conhecimento da realidade atual, para que se possa orientá-los e prevení-los para o futuro.


As novas gerações de alunos, precisam estar ciente do perigo que representa o aquecimento global, a destruição da floresta amazônica, que cada vez mais, tem caminhado à passos largos para um processo de desertificação, e sobretudo, do perigo que isso representa para o bioma e para todas as vidas existentes no planeta, e o que ainda é possível fazer para impedir que essa catástrofe aconteça.


O Projeto Águas e Vidas, ainda sugere que: No saguão, nas salas de espera e nos corredores das escolas e das universidades, sejam afixados; cartazes, fotos, banners e painéis com variadas imgens que retratem a realidade da vida e do meio ambiente na atualidade.

Pode-se usar imagens de crianças famélicas, esqueléticas e obesas, o chão rachado no leito seco dos rios, a carcaça de um boi, morto pela falta de água e de pasto a derrubada criminosa de uma árvore centenária, focos de incêndio na floresta amazônica, o afligimento das pessoas, em busca de água e do que comer, a face triste e desolada de uma mãe que, como no quadro " LA PIETÁ" de Michelangelo, segura no colo o seu filho morto em um bombardeio, o congestionamento no trânsito das grandes cidades, a poluição das águas, os alagamentos nas áreas urbanas, e etc.

O ensino cultural e educacional em vigência, tem exigido mais do aluno, um conhecimento mais amplo, sobre o período da idade média e da era paleolítica, do que a realidade do mundo atual em que ele vive; principalmente, a que se relaciona ao desvairado comportamento humano no cuidado e na preservação do meio ambiente.

Os alunos precisam saber exatamente aonde estão, com quem estão e pra onde vão. E precisam saber também, que a terra está pedindo socorro, e que a ação do ser humano, está acelerando, cada vez mais, a destruição dos recursos naturais, do planeta e da vida!!!

NUNCA SE DISPERDIÇOU TANTA ÁGUA, TANTA COMIDA!
PRECISAMOS ORIENTAR E INCENTIVAR O CONSUMO CONSCIENTE, DA ÁGUA E DOS ALIMENTOS.

O desperdício de alimento no brasil é assustador! Pesquisas realisadas pelo Instituto AKATU, comprovam que 25 milhões de toneladas de alimentos são jogados no lixo anualmente.

Pesquisas feitas no Japão, constata que um grão de arroz, para chegar até a nossa mesa, ele depende das mãos de 82 pessoas. - Para chegar a este resultado, são considerados vários fatores. Dentre eles; as mãos dos lavradores que preparam a terra, as mãos dos operários que fabricaram as ferramentas e todos os utensilios agrícolas, como o trator, a enxada, o adubo, oplantio, os defensivos, a colheita, o armazenamento, a embalagem, o transporte, e por fim, as mãos da cozinheira. Por esta razão, os japoneses consideram o arroz, um alimento sagrado e procuram evitar ao máximo o seu desperdício - PRECISAMOS APRENDER MUITO COM ELES!

É importante e necessário, que os alunos e todas as pessoas, aprendam que, a água é um bem sagrado, é um bem finito, e, que em hipótese alguma, pode ser desperdiçada ou poluída, e, com a inexistência dela, a nossa vida; assim como todas vidas existente no planeta, não teriam o menor sentido, a menor importância. Não valeria absolutamante nada!!!

É importante que se faça excursões, para que os alunos conheçam as nascentes de água, as áreas de mananciais, os rios, lagos, as represas, as praias e todos os eqüiferos, e que em todos eles, sejam efetuados também, mutirões de limpeza, dando exemplo de civilidade e cidadania.

Com o estudo e a aplicação desta nova matéria, os alunos aprenderão de uma forma mais concreta e mais didática, como cuidar e preservar o meio ambiente e, sobretudo; evitar a exterminação da própria raça humana.


A fraca percepção do ser humano pelo que está acontecendo com o meio ambiente, chega ser preocupante - pois ele vem se comportando de uma maneira tacanha e irresponsável, ao se acomodar de forma parasita, e não procurar tomar conhecimento da devastação que ele está causando ao meio ambiente e a sua própria vida; além da vida dos seus familiares.

Não me lembro de ter ouvido alguém falar, ou de ter lido em algum lugar, que no plano de Deus, consta que o homem foi projetado por ele, simplesmente para ser destrutivo e autodestruir; apesar, que, no livro do apocalípse, exista algo semelhante. Porém, o que fica bem claro no referido livro, é que tal fato acontecerá, apenas para aqueles que se enfraquecerem diante de Deus e da vivência da sua fé.

É preciso passar para o aluno que ele não é e nem pode agir como um ser destrutivo. Ele é um ser evolutivo, e como tal; ele tem que está sempre buscando a sua evolução, para que também haja um maior progresso nas ações empregadas na preservação do meio ambiente e de tudo que possibilita a sustentabilidade de todas as vidas.

No que se refere ao relacionamento humano, é extremamente necessário que o aluno aprenda que, todo ser humano é um eterno dependente de tudo e de todos! - Dependemos da chuva, das águas, do sol, do vento, da terra, do ar, do verde, das plantas, dos animais, do lixeiro, do pedreiro, do médico, do professor, do engenheiro, do dentista, do lavrador, do motorista, da energia elétrica, dos transportes, das estradas, ou seja; dependemos absolutamente de tudo e de todos! - E por tudo e por todos, devemos cultivar o respeito.

Em sua música "Coração de Estudante" o compositor e cantor Milton Nascimento nos diz:

...HÁ QUE SE CUIDAR DA VIDA
E HÁ QUE SE CUIDAR DO MUNDO
TOMAR CONTA DA AMIZADE
PRA QUE A VIDA NOS DÊ FLORES E FRUTOS!

Nunca foi tão urgente e necessário que se promova uma ampla conscientização do ser humano, no sentido de reciclar os seus conceitos, para o implante de uma mudança comportamental.

Da forma em que o ser humano está tratando o meio ambiente, ele está caminhando em direção ao abismo! E na beira do abismo; a única maneira segura de se dar um passo à frente, é dando um passo pra trás.

SEJA SOLIDÁRIO COM O MEIO AMBIENTE, POIS ELE SEMPRE SE FAZ RECÍPROCO ÀS NOSSAS AÇÕES.

O PROJETO ÁGUAS E VIDAS É UM TRABALHO DE UTILIDADE PÚBLICA, QUE BUSCA A CONSCIENTIZAÇÃO HUMANA, AO PROMOVER AÇÕES HUMANITÁRIAS E DE PROTEÇÃO À ÁGUA E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, COMO TAMBÉM O INCENTIVO À CIVILIDADE, A CIDADANIA E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL.

PELO AMOR À SUA VIDA E POR TODAS AS VIDAS - AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE TRABALHO! - CONTAMOS COM A SUA CONTRIBUIÇÃO, E SE POSSÍVEL; O SEU PATROCÍNIO.

Zezé Dias.

Contato: aguasevidas@gmail.com















Site Meter