quinta-feira, 8 de março de 2012

ONDE ESTÃO OS CAMINHOS? (Zezé Dias)

DIANTE DA INVIABILIDADE DA MANUTENÇAO DESTE BLOG, EM RAZÃO DA FALTA DE PATROCÍNIO PARA A EFETIVA REALIZAÇÃO DOS PROJETOS À QUE ELE SE PROPÕE; CONFESSO QUE QUE FIQUEI MUITO DECEPCIONADO, ANTE O COMODÍSMO E A FALTA DE PERCEPÇÃO E COLABORAÇÃO DAS PESSOAS, PARA QUE EU PUDESSE CONTINUAR LEVANDO ESSE PROJETO AVANTE.

JÁ DECEPCIONADO COM A AUSÊNCIA DE APOIO PARA DAR PROSSEGUIMENTO AO PROJETO; FUI SURPREENDIDO POR PESSOAS DE OUTROS PAÍSES, QUE SIMPATIZARAM E ME PARABENIZOU PELA CRIAÇÃO DO "ÁGUAS E VIDAS". ESSAS MESMAS PESSOAS, EM ABSOLUTA UNANIMIDADE, SUGERIRAM QUE EU APROVEITASSE OS ARTIGOS DE MAIOR RELEVÂNCIA JÁ PUBLICADOS NO BLOG E OS TRANSFORMASSE EM LIVRO. A PARTIR DE ENTÃO É QUE COMECEI A VISLUMBRAR A POSSIBILIDADE DE ESCREVER O MEU LIVRO, E ASSIM; OBTER UM RECURSO FINANCEIRO QUE ME PROPICIE A EFETIVA CONDIÇÃO DE LEVAR O PROJETO AVANTE.

SOBRE O LIVRO:


O livro é uma abordagem dos principais problemas que afetam as grandes cidades do mundo. Descrevo o comportamento humano, diante da urgente necessidade de revermos os nossos conceitos, para que possamos tomar conhecimento de que nós somos as imprescindíveis ferramentas para restaurar ou construir novos caminhos que nos conduzam ao bem-estar e ao desenvolvimento humano e social.

A temática do livro tem como foco principal a cidade de São Paulo. Falo do seu encanto, da sua grandeza e da sua inigualável exuberância, como também de outras questões que formam o seu desencanto; tais como: o seu desordenado crescimento populacional e automotivo - a falta de espaço que impede a expansão habitacional e que obriga as pessoas a viver aglomeradas nesta gigantesca colméia humana - o seu caótico e monstruoso trânsito,que enlouquece, mutila e ceifa milhares de vidas - a sua poluição que envenena a todos - as suas costumeiras enchentes e alagamentos que tanto aflige os seus habitantes - a falta de transportes públicos que tenha a capacidade de suprir às nossas necessidades, etc. Não deixo de falar também sobre as prioridades existentes nos setores estruturais, e até mesmo de um verdadeiro Brasil que a comunidade internacional pouco conhece - a insensatez e o reprovável procedimento dos nossos governantes e do Congresso brasileiro, que até os dias atuais, nunca demonstraram interesse em revogar as degradantes leis que contribuem com a impunidade e com a expansão da corrupção, que, a olhos vistos, é indubitavelmente um dos principais fatores contributivos para o esgarçamento do tecido social do país.

EIS O PREFÁCIO DO LIVRO:

Título: ONDE ESTÃO OS CAMINHOS?

Autor: Zezé Dias

“Os caminhos desapareceram da alma humana”. Assim se expressou o admirável escritor tcheco, Milan Kundera, autor do maravilhoso livro “A Insustentável Leveza do Ser”.

Teoricamente, eu sinto que existe uma certa similaridade entre eu e o Senhor Kundera, em relação à nossa forma de pensar. Contudo, o parâmetro que nos distancia, consiste na razão de que eu, por enquanto, acredito que os caminhos ainda não desapareceram por completo da alma humana – eles ainda existem; embora que, de forma bastante restringida, e, por demais, tomados pela predominância da obstaculização difundida no comportamento humano.Portanto, imagino que a interessante citação do respeitável e nobre escritor é algo que margeia a hiperbologia, tendo em vista que; o desaparecimento total dos caminhos faria com que a vida humana não tivesse mais nenhuma razão para a sua existência.

Ao contrário do que pensa o Senhor Kundera; eu acredito que os caminhos que possam nos conduzir a plenitude de uma vida melhor e para um efetivo desenvolvimento humano e social, estão alojados no interior das nossas próprias mentes; se as abrirmos, haveremos de encontrá-los. Aliás, é nosso dever e obrigação exteriorizá-los, pois a existência deles em nossas vidas é algo simplesmente preponderante!

Sonhar em ver um mundo melhor, desfrutar de uma boa vida e ter um futuro de glória é uma peculiaridade inerente a todas as pessoas, mas, não nos convém pensar na realização dos nossos sonhos e na edificação dos nossos projetos, sem ao menos nos prepararmos para esta tarefa.

Se quisermos obter pleno êxito nas realizações do que sonhamos ou projetamos; temos que estudar profundamente para fazermos uma averiguação minuciosa das nossas reais possibilidades de se restaurar ou de construirmos novos e imprescindíveis caminhos que viabilizem o alcance das metas estabelecidas por nós, e que possam nos conduzir ao nosso almejado destino.

Partindo desse princípio é que tomo a iniciativa de escrever este livro; no intuito de buscar a conscientização de todos, para alertá-los dos reais perigos que nos rondam, e assim, nos precavermos para não trilhar por caminhos que indubitavelmente nos lavará ao obscurantismo do mais profundo abismo, e, sobretudo; fazê-los cientes da urgente necessidade de sermos mais responsáveis e mais participativos das ações políticas e sociais, direcionadas ao bom relacionamento humano, a condutibilidade das nossas famílias, da nossa cidade e do nosso país, e, sobretudo, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente como um todo.

Não podemos ignorar que a época, a cidade e o país em que vivemos, requer profundas mudanças estruturais, no que se refere ao nosso procedimento ante as principais prioridades existentes nos espaços em que ocupamos, e elas precisam ser começadas por nós mesmos; antes que seja tarde!

A minha pretensão com a escrita deste livro é prestar uma contribuição, uma merecidíssima homenagem e uma justa defesa à cidade de São Paulo e ao meu país – alertando e incentivando a todos, à propósito de se buscar um aculturamento plausível que nos possibilite o exercício de uma efetiva cidadania; além de apresentar idéias e propostas contributivas para o bem-estar e o desenvolvimento humano e social.

Dizem que, “Quem escreve um livro constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo”. Se assim for; construtor de castelo, eu sou!

Bem vindos, pois, nobres amigos habitantes castelares!


"Quem não se instrui se exclui"

.........................(Zezé Dias)












Nenhum comentário:

Site Meter